top of page
Licyane Cordeiro

Arquitetura pelo mundo em Veneza

Atualizado: 17 de jan. de 2023

Licyane em Veneza, “ma che”!



Para alguns a cidade do amor, para outros, uma incógnita por ter sido construída à beira das águas do Mar Adriático. E para Licy, uma cidade peculiar.


Arquitetura clássica e antiga na cidade toda, muitas pedras, devido à água quando a maré sobe. “É preciso ter muito cuidado no primeiro andar dos imóveis, pois a qualquer momento pode alagar”. Ruelas estreitas, materiais nobres, arcos, cúpulas, Veneza é única.


*Você sabia? Segundo a revista Superinteressante, no início, a cidade toda foi edificada em madeira e com as fundações das casas fincadas entre 2 a 5 metros de profundidade. Apenas séculos depois é que a cidade tomou a forma que é vista hoje: pedras em suas construções.


Os principais pontos turísticos de Veneza são:



  • Basílica di San Marco

  • Piazza San Marco

  • Ponte Rialto

  • Palazzo Ducale

  • Canal Grande

  • Murano e Burano

  • Libreria Acqua Alta

  • Tour de gôndola


Lá não se anda de carro, só a pé ou de barco. Com cenas de filmes, literalmente, quem nunca viu o filme O Turista, com Angelina Jolie e Jhonny Depp?

Encantadora, mas fácil de se perder.


“Quando fui, chegando na cidade, ganhamos um mapa. Em meio aos tijolos e paredes grossas, ruas estreitas, em algum momento quando estava andando, mesmo com mapa, me perdi. E aí, começamos a seguir uma pessoa que estava com mapa e parecia saber onde estava indo. E quando percebi, já tinha uma fila de pessoas seguindo ela. E quando essa pessoa virou uma esquina e deu de cara com uma rua sem saída, viu todos atrás dela dando meia volta”, conta entre risos, a arquiteta Licyane.


*Curiosidade: Veneza, por ser uma cidade histórica, não possui um sistema de esgoto moderno, como os que vemos aqui no Brasil, por exemplo. A cidade utiliza ainda as galerias que levam água suja aos rios e canais. Para se ter ideia a lagoa se esvazia e se enche de água proveniente do mar, duas vezes por dia, por meio das bocas do porto, limpando assim os canais.



Insights em projetos surgem de bagagens, como a dessa viagem. E contratar uma arquiteta para o projeto dos seus sonhos requer conexão e conhecimento, para refletir exatamente quem você é!

Gostou do conteúdo? Têm dúvidas ou quer dicas para realizar seu sonho?

Não deixe de seguir @arquiteta_licyanecordeiro nas redes sociais para não perder mais nenhuma aventura em busca de inspiração :)


Escrito por Giana Liebel


144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page